treinamento
físico

Planejando sua alimentação e treino para maiores resultados

mulher fazendo exercício, sala de boxe, sala de treinamento.

Os pilares do treinamento aplicado para o máximo de resultados

O rendimento esportivo depende diretamente da nutrição, ativando uma melhor recuperação

Em todos os esportes, o treinamento esportivo consiste na somatória de repetidas sessões de exercícios realizadas de forma sistematizada e em uma sequência programada (periodizada), com o objetivo de gerar um processo adaptativo contínuo, relacionado diretamente à síntese de proteínas que levará a um maior rendimento físico. Para isso, aplica-se sobrecargas progressivas de esforço durante as sessões de treino, que provocam um desequilíbrio celular, a consequente resposta a esse estresse, chamado de “recuperação” é o restabelecimento do equilíbrio interno com níveis de atividade maiores, mais força, resistência, potência e flexibilidade, quando comparados ao pré-treino. Isso justifica a grande importância de uma boa nutrição, aumentando a velocidade da recuperação entre as sessões de treino.

O treinamento físico pode ser manipulado por meio de variáveis como carga (intensidade, velocidade), duração, pausa entre estímulos, ação muscular, velocidade de execução do movimento, frequência dos exercícios/semana, número de sessões/dia, número de exercícios/sessão, amplitude dos movimentos e combinação dos exercícios na sessão. O efeito cumulativo de várias sessões de

exercícios na expressão gênica leva a alterações fenotípicas do músculo e, consequentemente, a aumentos de rendimento em capacidades biomotoras diversas já citadas, aumentando o rendimento esportivo.

O conhecimento dos diferentes tipos de esportes e de todas estas variáveis do treinamento é importante para a análise e compreensão das principais exigências de cada esporte, e juntamente com a avaliação geral do atleta determinar a melhor estratégia nutricional para reduzir os processos inflamatórios, reduzir o estrese oxidativo, aumentar a absorção de nutrientes, modelar as funções hormonais, desintoxicar o organismo, nutrir mais as células e consequentemente acelerar a recuperação geral do organismo, e assim aumentar as habilidades do esporte.

Sendo o Dr. Deives Francis além de nutricionista também educador físico com grande experiência na área esportiva, torna se uma das referências de maior competência para atuar com nutrição esportiva!

consulta
online:

Os atendimentos também podem ser realizados de forma “online”, para pessoas de outras cidades. Consulta através de vídeo chamada, orientações e acompanhamento pelo aplicativo de nutrição.

Agendar consulta

Resumo:
Treinamento físico de alto rendimento
Nome do artigo:
Treinamento físico de alto rendimento
Descrição:
O treinamento físico pode ser manipulado por meio de variáveis como carga (intensidade, velocidade), duração, pausa entre estímulos, ação muscular, velocidade de execução do movimento, frequência dos exercícios/semana, número de sessões/dia, número de exercícios/sessão, amplitude dos movimentos e combinação dos exercícios na sessão.
Autor:
Editora
© Deives Francis
Imagem de Publicação