dieta
jejum intermitene

Uma das estratégias mais utilizada na alimentação do atleta

dieta do jejum intermitente para emagrecer, jejum intermitente no esporte, na prática de exercícios físicos

Dieta com controle de tempo que proporciona benefícios metabólicos, estruturais e cognitivos

Conheça mais sobre a dieta mais popular dos últimos tempos

O jejum intermitente envolve alternar entre os períodos de jejum e alimentação – e recentemente se tornou muito popular. Não apenas foi o termo de pesquisa de perda de peso mais “moderno” em 2019, mas também foi destaque em um artigo de revisão no The New England Journal of Medicine.

Devido a sua alta popularidade, se tornou também um grande risco a saúde daqueles que acabam realizando sua prática de maneira inadequada, quase sempre sem orientação e acompanhamento profissional, podendo acarretar deficiência de nutrientes essenciais e consequentemente prejuízos a saúde reduzindo a capacidade do sistema endócrino e imunológico aumentando o risco para doenças infeciosas.

O jejum intermitente pode fornecer benefícios significativos à saúde se for feito da maneira certa, incluindo perda de peso , melhora do desempenho energético celular, melhora cognitiva, reversão do diabetes tipo 2 e muitas outras coisas.

Além disso, você pode economizar tempo e dinheiro, por ficar muitas horas sem ingerir alimentos, ganhando tempo com isso. Além disso muitas pessoas preferem ficar longos períodos de tempo sem comer, para depois no período de realimentação, poder comer mais e se sentir mais satisfeitos, ao invés das dietas convencionais que é preciso ingerir pouco alimentos em todas as refeições do dia.

Existe três diferentes formas de realizar o jejum intermitente de acordo com o objetivo principal

Jejum de dia alternativo: Jejum realizado dia sim e dia não, normalmente em períodos de 12 a 14 horas

Jejum de dia inteiro: realizado de 1 a 2 vezes por semana jejuando por períodos de 24 horas.

Jejum com restrição de tempo: este é o mais conhecido, consiste em ficar 18 horas sem se alimentar, seguido de 8 horas de alimentação. Outras variações podem ser realizadas como 14:10, diminuindo o tempo de jejum e aumentando o de alimentação. O horário que se inicia e termina o jejum dentro das 24 horas do dia é escolhido da maneira que melhor se adapta a rotina de vida de cada um.

Independente do tipo realizado, no período de alimentação é importantíssimo a ingestão de todos os nutrientes essenciais para a saúde e bom funcionamento do organismo, devendo conter nas refeições quantidades adequadas de fibras, vitamina, minerais e substancias bioativas como flavonoides e carotenoides, além de alimentos contendo probióticos.

Após o paciente realizar sua avaliação nutricional, apresentar suas preferencias e objetivos, será escolhido uma estratégia que favoreça seus resultados, podendo ser esta estratégia apresentada acima ou até mesmo outro método de alimentação.

Resumo:
Dieta do jejum intermitente: a dieta mais popular dos últimos tempos
Nome do artigo:
Dieta do jejum intermitente: a dieta mais popular dos últimos tempos
Descrição:
Por ser muito popular, aumenta o numero de pessoas que a praticam sem acompanhamento profissional e acabam que provocando a longo prazo diversos prejuízos a saúde. Mas quando bem utilizada, trás benefícios como emagrecimento, melhora da função cognitiva e maior resistência física quando bem ajustada com o treinamento.
Autor:
Editora
© Deives Francis
Imagem de Publicação