dieta
low carb
Uma das estratégias mais utilizada na alimentação do atleta
Dieta baixa em carboidrato para perda de peso e controle do diabetes
Proposta importante para a melhora do estado de saúde
A dieta low carb (baixa em carboidratos) é aquela que restringe principalmente os carboidratos encontrados em alimentos açucarados, massas e pães, dando preferência aos alimentos integrais como proteínas naturais, gorduras e vegetais.
Estudos mostram que dietas com baixo teor de carboidratos podem resultar em perda de peso e melhores marcadores de saúde.
Essas dietas são de uso comum há décadas e são recomendadas por muitos médicos e nutricionistas.
É importante lembrar que nem todas as pessoas se beneficiam desta dieta, pois alguns metabolismos funcionam melhor com mais carboidratos, mesmo que o objetivo seja emagrecer. Isso mesmo! Tem pessoas que emagrecem mais rápido, com mais rendimento físico e saúde ingerindo mais carboidratos.
Felizmente com a tecnologia da descoberta do genoma, estudos epigenéticos guiados pela nutrigenômica estabelecendo a nutrigenética, hoje através do exame genético é possível saber qual a sensibilidade e necessidade uma pessoa tem ao carboidrato e o quanto deve consumir, dando condições ao nutricionista de elaborar uma dieta realmente personalizada, conforme a genética de cada indivíduo. Click aqui e saiba mais sobre o exame genético.
Na dieta low carb, sendo o carboidrato ingerido em menor quantidade, as proporções de proteínas e gorduras serão maiores quando comparado as orientações de uma dieta padrão. Apesar desta dieta ser muito parecida com a dieta cetogênica e outras que preconizam alto consumo de gorduras, a restrição de carboidratos não chega a ser tão baixo quanto estas, e ainda existe um maior controle de proteínas e gorduras.
Por décadas, fomos informados de que a gordura é prejudicial à saúde. Enquanto isso, produtos industrializados e cheios de açúcar, inundaram as prateleiras dos supermercados. Este provavelmente foi um grande erro, que coincidiu com o início da epidemia de obesidade. Embora isso não prove a causa, está claro que a mensagem de baixo teor de gordura não evitou o aumento da obesidade e é possível que tenha contribuído.
Quando açúcar e amidos são evitados, o açúcar no sangue tende a se estabilizar e os níveis do hormônio que armazena gordura, a insulina, caem. Isso ajuda a aumentar a queima de gordura e pode fazer você se sentir mais saciado, reduzindo naturalmente a ingestão de alimentos e promovendo a perda de peso, além de prevenir e colaborar no tratamento do diabetes.
De uma forma geral, na dieta low carb é consumido: Carnes, peixes, ovos, vegetais que crescem acima do solo e gorduras naturais como queijos, manteiga, e óleos. Evitando açúcar e alimentos ricos em amido como: pão, macarrão, arroz, feijão, batatas, bolos e bolachas.